Image Map

28.12.10

Roendo as grades

Apesar de ser muito comum, roer as grades pode significar algum distúrbio no estilo de vida do hamster, sendo que muitas vezes, o problema pode ser diminuido ou extinguido por completo apenas modificando algumas coisas. Às vezes, nem é as grades que eles róem, mas o bebedouro, a casinha, a rodinha etc. É algo tão chato e prejudicial ao dono e ao hamster que o assunto mereceu uma grande explicação, e várias formas possíveis de ser resolvido.

Há vários motivos para ele estar roendo a gaiola, vou dizer quais são eles e como resolver .

1- Falta de exercício físico: Quando a rodinha é pequena demais ou não é anatômica, o hamster pode acabar se desinteressando por ela, ou andando com menos frequencia. Isso pode também causar obesidade e um grande estresse.

Como resolver: Verifique se a rodinha tem o tamanho ideal para o seu hamster. Se for menor, é necessário comprar outra.

2- Alimentação inadequada: Uma alimentação que não supra todas as necessidades do hamster pode também ser a causa de obesidade e estresse.

Como resolver : Suprir as necessidades utilizando algum complexo vitamínico especial para hamsters. Manter alimento sempre disponível. Quando os hamsters sentem falta de uma fonte de comida (o potinho cheio), mesmo que já tenham comida estocada no ninho, eles podem querer sair e buscar mais. É da natureza deles a ganância pelas sementinhas, pois onde eles vivam antigamente, a falta de comida significava morte breve.

3- Dentes muito grandes: É conhecido que os dentes dos hamsters crescem por toda a vida. Naturalmente eles róem galhos e abrem sementes, lixando e polindo os dentes para que não perfurem o céu da boca. Quando existe a falta de coisas para roer, o animal parte para o metal e o plástico, que são péssimos para resolver o problema. Aliás, dificilmente resolvem.

Como resolver: Existem madeirinhas especiais, assim como alimentos extrusados que ajudam o hamster a manter seus dentinhos saudáveis. Ofereça
Em último caso, quando os dentes já estiverem grandes demais, é necessário levar no vet.

21 Comments:

Guilherme said...

Meu Hamster Ta roendo a grade feito um condenado
=( acho que e por causa de exercicio fisico,pq ela parou de andar na rodinha,mas ta muito nova pra eu compra um hamter ball,ela nem come na minha mao ainda,ela pega e foge.

Michelle said...

Isso é normal.. ainda é filhote, muito agitado, e deve estar na fase de crescimento dos dentes.

Guilherme said...

ahh inda bem...vlws =D

Anônimo said...

Eu tenho 3 hamsters sirio
A Medy,a Lola e a Pipoca
A medy ja teve 5 bebes,a Pucca,Lolita,Lucas,Ratatui e o Pulga,tive que os dar pois não podia ficar com todos...
eu dei o pulga á minha prima e ela tem uma cadela, o hamster fugiu e cadela partiu-lhe o pescoço:(chorei tanto.....

Anônimo said...

a minha hamster a lola está sempre a ratar a gaiola, acho que é por causa do exercicio fisico elas têm uma roda so que que ja esta demasiada pequena para elas tenho de comprar outra...

Michelle said...

ée... também acho que seja o tamanho da gaiola e pouca rodinha para vários hamsters... tem de comprar outra rodinha, ou SEPARA-LOS ! que seria o mais adequado.

Anônimo said...

eu morro de medo do meu hamster me morder!!!!!!!!!!!!!!o que eu faço?

Michelle Camargo said...

Não faça nada, apenas pense positivo e pegue ele sem medo algum ! só isso.

Anônimo said...

MEU HAMSTER ESTA GORDO DE MAIS!!OQUE EU FASSO???

Michelle Camargo said...

Vai devagar com a comida ué.

Anônimo said...

Olá Michelle, vejo que comentas as perguntas de toda a gente e isso é de louvar.
Há uma semana comprei juntamente com o meu namorado uma Hamster Anão-Russo Winter-White e ela tem 1 mesinho de idade agora. Tem uma gaiola com dois andares, escorrega, casinha e rodinha... E apesar de ela ter sempre muita comidinha e ás vezes andar na rodinha, continua a roer as grades... Já lhe demos muita semente de girassol e pauzinhos da maçã para ela roer, mas o problema persiste.
Sabes o que podemos fazer? obrigada desde já!
Seni

Michelle Camargo said...

Olá Seni, obrigada.
Isso é normal, todo hamster de qualquer idade roe as grades da gaiola, é normal mesmo.
Abraços.

Anônimo said...

Ela tem que se acostumar primeiro com voce

Anônimo said...

Olá Michelle,quero comprar um hamster chines.Mas nao sei bem como cuidar,se ele é dócil,agrecivo...
Como tenho um pouco de medo dele me morder nao sei bem como tirarei ele da gaiola.Gostaria de que me respondesse com urgencia pois vou compralo sexta-feira,bjs obrigado.
Vinícius.

Anônimo said...

Vou comprar um hamster mas tenho medo de comprar ele e a gaiola e ele roer a gaiola.
O que eu faço para ele não comer a gaiola.

maria fernanda said...

aonde eu comprei o meu hamister o cara falava que era homem 2 meses depois descobri que era mulher ai ela roeu a rodinha toda pq era de plastico e agora esta roendo a gaiola e escalando ele escala esse pendura no teto esse goga.

maria fernanda said...

bom o meu hamister foi vendido como homem e 2 messes depois descubro que é mulher coloquei o nome dela de Sabrina era Saymom então ela começou a roer a roda que era de plastico guando ela terminou de roer a roda caiu e depois começou a ruer as crades acho também que foi por acusa do esercio físico.

maria fernanda said...

eu acho que ele n se acostumou com vc vc precisa dar um tempo pr ele se acostumar

maria fernanda said...

eu acho também que ele teque se acostumar com vc

maria fernanda said...

ele e só um filhote tenho serzeta de que quando crescer vai se acutumar.

Anônimo said...

o meu roe a gaiola porque quer sair... quanto eu abro ele fik todo felizinha, brinca um pouco e entre dentro da gaiola para dormir.rs

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar