Image Map

12.1.11

Comportamento

O comportamento dos hamsters é uma das principais coisas que os criadores de primeira viagem precisam saber. Os hamsters são bastante diferentes de outros animais domésticos como o cachorro e o gato e alguns cuidados devem ser tomados para não cometer sérios erros.
Os hamsters são animais extremamente independentes, ao contrário de cães e gatos. Eles podem viver perfeitamente se você providenciar água, comida e espaço para ele ficar. Eles são pouco apegados aos donos, portanto você deve sempre brincar e ficar junto dele para que ele vá aos poucos se acostumando com você.
Estes animais tem hábitos noturnos. Eles normalmente acordam entre às 18:00 e 20:00 da noite e vão dormir entre 5:00 e 7:00 da manhã. Existem variações que podem ser normais, mas a maioria dos hamsters se encaixa nesse horário. Durante o período em que seu hamster estiver dormindo, não o incomode! Deixe para brincar com ele quando ele estiver ativo, à noite!

Hamsters também são animais extremamente organizados. Em seu ambiente natural, são expostos a situações onde a comida é difícil e há muitos predadores. Para fugir destas hostilidades da natureza, eles costumam armazenar comida em um local seguro (quase sempre na casinha). Eles levam comida através de compartimentos um pouco abaixo das bochechas. Também podem levar pequenos pedaços de papel higiênico neutro (sem cheiro), algodão e serragem para fazer seu ninho e proteger-se do frio. É recomendado portanto que o dono deixe à disposição destes pequenos roedores estes materiais. Estas bolsas nas bochechas também podem ser usadas pela mãe para carregar filhotes em situações de perigo!
Estes pequenos roedores também podem machucá-lo mordendo. São os sentidos de defesa dos hamsters. Não fique bravo com ele. Punição não resolverá em nada, apenas não faça mais com ele aquilo que acarretou aquela reação. Por exemplo, não coloque o dedo no interior da casinha quando o hamster está dormindo, pois provavelmente levará uma dentada.
Os hamsters são animais pouco sociáveis, principalmente a espécie síria, que é a mais comum entre os criadores. Cada caso é um caso, mas existe uma padronização de cuidados que você deve ter na hora de colocar mais de um hamster na mesma gaiola:
HAMSTERS DE SEXOS DIFERENTES: Colocar hamsters de sexos diferentes na mesma gaiola é muito arriscado. Só é recomendável fazer isso se os hamsters forem irmãos nunca antes separados e tiverem menos de 3 semanas. Isso pode acarretar brigas e acasalamento indesejado. Deixe dois hamsters de sexos diferentes juntos apenas quando a fêmea estiver no cio, para o acasalamento. Ao término da relação, separe os dois. A fêmea é completamente independente e o macho só tem a atrapalhar na criação dos filhotes.
HAMSTERS DO MESMO SEXO: Pode ser arriscado, se os hamsters tiverem mais de 6 semanas. Fêmeas nunca podem ser colocadas juntas, pois são ariscas e extremamente agressivas. Machos podem ser colocados juntos, mas devem ser vigiados, porque também pode haver brigas. Em caso de briga, separe imediatamente em gaiolas individuais.

ATENÇÃO: É extremamente recomendável ter apenas um hamster por gaiola!

3 Comments:

Matheus Soares said...

Se for macho e fêmea mais da mesma espécie pode misturar ou tbm não ??? e se for machô e macho da espécie anão russo pode ????

Carlos H. said...

Não não, essa regra vale tanto para machos com machos/fêmeas com fêmeas quanto para casais. E também vale para qualquer espécie. Hamsters são solitários, então somente um por gaiola!

malumoreira said...

Olha,Eu tenho 2 fêmeas,anão russo ,Faz 4 meses que tenho elas , mais elas se dão super bem,Até agora não brigaram, não se machucaram, Isso significa que elas vão se dar bem?!

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar