Image Map

29.2.12

Outro Roedor - Chinchila

Olá, depois de tanto tempo, vim postar aqui no blog, não estou mais desanimada rs. Bom, várias pessoas me dizem que querem comprar uma chinchila, mas não sabe seu comportamento, cuidados e afins. E aproveitei a chance que tive, pois uma amiga minha acabou comprando uma chinchila, então achei bom eu fazer essa postagem. E mais para frente vai ter postagens de outros roedores.
Enfim, leiam:

Chinchila
A chinchila é um pequeno animal roedor e mamífero que se assemelha a uma mistura de coelho com esquilo. O pêlo da chinchila é o mais fino dentre os animais e é também bastante denso, o que o torna muito macio ao toque.
A chinchila é vegetariana e possui hábitos noturnos, ou seja, dorme durante o dia e fica acordada à noite. A espécie criada em cativeiro é a chinchila lanígera.
Orignária da região andina na América do Sul, a chinchila foi domesticada por Mathias F. Chapman no início do século e levada aos Estados Unidos. Nesta época, a chinchila laníngera estava quase extinta e sua criação em cativeiro assegurou a sobrevivência da espécie.
No Brasil, apenas recentemente a chinchila foi descoberta como animal de estimação, mas há muitos anos ela é, infelizmente, utilizada para a produção de casacos de peles no mundo todo.
Como animal de estimação, a chinchila é muito diferente de gatos e cachorros, mas também é diferente de hamsters e afins. É um animal divertido que, embora não goste muito de ficar no colo, interage com seus donos através de brincadeiras em que pulam, correm, sobem nos ombros das pessoas e fazem movimentos engraçados. Não são a melhor opção para crianças muito pequenas, porque requerem um manuseio delicado, mas, com a supervisão de um adulto, as crianças também se divertem com as chinchilas. Elas são animais de pequeno porte que não demandam muitos cuidados, são limpas, não precisam ser vacinadas e o custo de manutenção da chinchila é baixo se comparado ao de cachorros, gatos e ferrets.
Se você ainda não conhece a chinchila, navegue pelo site e veja se ela é um animal adequado para você. Não compre uma chinchila por impulso, aprenda sobre ela e faça uma decisão consciente.


Cuidados básicos:
O mínimo que você deve garantir à(s) sua(s) chinchila(s) é um boa qualidade de vida. Para isso, você deve saber quais são suas necessidades básicas e garantir que elas sejam supridas:


1. Gaiola: A chinchila precisa de uma gaiola com espaço suficiente para não se sentir confinada e não ficar estressada. Não deixe sua chinchila em uma gaiola muito pequena. Além disso, a gaiola tem que estar sempre em boas condições de higiene e, para isso, deve ser limpa uma vez por semana.

2. Água: Deixe SEMPRE água à disposição da sua chinchila. Use preferencialmente água filtrada e fresca. Lave os bebedouros uma vez por semana com água fervente e sem produtos químicos.

3. Comida: A chinchila aprende e segue a rotina que você impuser a ela. Como elas são ativas durante a noite, é melhor alimentá-las neste horário. Saiba as quantidades e tipos certos de alimentos que você deve fornecer diariamente à sua chinchila (veja mais em alimentação). Guarde ração, alfafa e suplemento em local seco e arejado e fique de olho nos prazos de validade. Não dê comida velha/vencida às suas chinchilas. Retire restos de comida deixados de um dia para o outro e substitua por nova. Não a superalimente e nem dê petiscos demais. Resista à tentação de ceder aos seus pedidos de mais guloseimas. Elas sempre pedem mais; é sua a responsabilidade de impor limites e, com isso, evitar problemas de saúde para ela.

4. Banho: Para garantir que o pêlo fique bonito e para evitar fungos, coloque para ela a banheira com carbonato de cálcio uma vez por dia, ou no mínimo 3 vezes por semana. Lembre-se que você deve comprar o produto específico (carbonato de cálcio com ou sem füller) e não substituir por outros produtos, como talco, areia, farinha, ou coisas do tipo. O banho pode ser dado durante o passeio ou colocado dentro da gaiola, conforme a sua preferência.

5. Dentes: Como a chinchila é um roedor, ela possui dentes que crescem o tempo todo (raiz aberta). Para mantê-los no tamanho normal, ela precisa constantemente roer coisas que gastem os dentinhos. Mas não é qualquer coisa que a chinchila pode roer. Alguns tipos de madeiras e madeiras tratadas com produtos químicos contra cupins são tóxicas para elas e podem matá-las. O que você deve fornecer à chinchila para esta finalidade são os seguintes itens: madeira de pinus não tratada, casca de côco (retire completamente a polpa e a pele), pedra-pomis e papel-cartão (desde que limpo, sem tinta/cor e em pequenas quantidades).

6. Higiene: Mantenha sempre limpos o local onde sua chinchila fica, a gaiola e os acessórios. Não utilize produtos químicos para fazer a limpeza, existem vários produtos próprios para limpeza de gaiola, não tóxicos - e para lavar bebedouros, utilize água fervente.

7. Passeios E Brincadeiras: Solte sua chinchila todos os dias para passear e brincar. Isso deve ser feito em um local "à prova de chinchilas", ou seja, um local onde não existam produtos químicos, fios elétricos (cabos de aparelhos como tv, som, video-cassete, computadores, etc), onde não exista o risco de se molharem (como vasos sanitários abertos), pequenos orifícios e em que possam se esconder e livre de objetos que possam roer (como livros, móveis, batentes, etc). Não deixe sua chinchila brincar sozinha, ela vai se meter em confusões potencialmente perigosas e até mesmo mortais para ela, em espaços de tempo tão curtos que você não vai acreditar. Dedique uma hora por dia do seu tempo para esta atividade com a sua chinchila. Ela precisa disso e é durante este tempo que você e sua chinchila tornam-se mais próximos e ela aprende a confiar em você.

Como a maioria dos leitores aqui são do Brasil, e Portugal (tendo também mais de 10 países que já visitaram o blog), eu escolhi um vídeo que achei muito legal a explicação e imagem, quero compartilhar com vocês:

Até, Michelle.

1 Comment:

Rita de Cassía said...

Amei seu blog é muito fofo, estou te disponibilizando esse conteudo relacionado para completar sua pagina.

Tudo sobre hamsters

Gaiolas para hamsters

Aprenda como cuidar do seu Hamster

Hamsters doenças

Hamsters filhotes

Nomes para hamsters

Raças dos hamsters

Hamster Anão Russo Campbells

Roborovski (Menor raça de hamster do mundo)

Hamsters chines (Pequeno hamsters)

Hamsters sírio (Grande hamster)

Games de Hamsters

Hamsters voadores

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar