Image Map

30.3.12

Diarreia - Alguns cuidados básicos a ter

Olá leitores,
Hoje venho falar do assunto da diarreia, antes de mais nada, são apenas cuidados a ter, não são a cura e não são de algum modo maneira de evitar uma ida ao veterinário, é extremamente importante uma consulta, visto que a diarreia ao tornar-se muito aguda dá origem à cauda molhada, uma doença que mata em horas se atacar de forma aguda, extremamente difícil de curar, tem mais casos de morte que de sucesso e até há bem pouco tempo a cura era desconhecida, na minha opinião, a pior doença nestes pequenos animais.
Dicas para evitar a diarreia:
- Não faça mudanças repentinas na dieta do seu Hamster, tenha uma dieta fixa para cada dia da semana, sendo que a ração própria deve estar presente SEMPRE no seu alojamento, se necessitar de fazer alguma mudança, faça-a gradualmente, começando com poucas porções até à porção correcta.- Ter sempre água disponível e verificar diariamente se o seu Hamster consegue beber água, pois por vezes o bebedouro não deixa o animal beber água, estando assim a funcionar mal, deverá ser corrigido ou substituído. - Dê pequenas doses de cada alimento apenas, nunca a encher o comedouro (Ração não incluída, essa deve estar sempre lá.)
Cuidados básicos a ter para evitar que a situação piore após consultar um veterinário ou antes:
- A água é extremamente importante, certifique-se que o seu Hamster bebe água, nem que você precise de dar por você mesmo, por norma a cura é feita através de gotas para a diarreia que se colocam na própria água do Hamster, portanto só daqui já vemos a importância da água nestes casos.- Nada de extras até o animal se curar! Nada de frutos, legumes, vegetais ou verduras, muito menos proteína animal, apenas deixe a ração própria seca, se a mesma tiver fruta não se preocupe, pois é seca. - Um extra que pode também ajudar no combate à diarreia e que por acaso é até bastante eficiente são as tostas integrais, deixo uma foto do que se trata:

É importante que o seu Hamster já esteja habituado às mesmas na sua dieta, caso contrário, a quantidade a dar é muito menor, caso o Hamster estiver habituado o ideal é um pedaço do tamanho de uma unha por dia, caso não esteja, dê apenas de 2 em dois dias até este se habituar, este alimento é realmente bastante eficaz, mas lembre-se, tem de ser integral, não as outras. - A limpeza da gaiola deve ser feita diariamente até o problema passar.- Não irrite o seu Hamster e evite pegá-lo enquanto está com diarreia, porquê? Pois um dos factores que ajuda no desenvolvimento da cauda molhada é o stress e acredite, você não vai querer que o seu Hamster passe de diarreia para a cauda molhada. - Se tem mais Hamsters, desinfecte bem as mãos antes de mexer nos outros.

NÃO DEIXE DE LEVAR O SEU HAMSTER AO VETERINÁRIO.


Post feito por:

0 Comments:

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar