Image Map

2.3.12

Outro Roedor - Porquinho da Índia

Porquinho da Índia
O porquinho-da-índia é um animal que vive bem em cativeiro, se tiver as condições necessárias. Quanto mais pequeno, mais fácil é a sua adaptação ao dono e à sua nova casa. É um animal que raramente morde, só se se sentir realmente ameaçado, mas por isso mesmo, é necessário conhecê-lo bem, para perceber quando se está a sentir incomodado e deixá-lo em paz. É um roedor que, normalmente, não é um bom "saltador" nem aprecia "escaladas", por isso pode ser criado em gaiolas abertas na parte superior se não existirem mais animais em casa que possam incomodá-lo. Um Porquinho-da-índia macho chega a pesar entre 1 e 1,2 kg e a medir 25 cm quando adulto. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 cm de comprimento e entre 800 e 900g de peso.
O seu sentido mais apurado é a audição, muito mais apurada que a nossa. A visão desenvolveu-se de forma a destinguir bem os movimentos rápidos, já que as aves são uns dos seus principais predadores. O cheiro varia de porquinho para porquinho, enquanto uns conseguem cheirar à distância um bocadinho de legumes, outros nem debaixo do nariz distinguem o cheiro.
São animais com patas muito pequenas em comparação ao seu longo e redondo corpo, o que permite manter uma óptima estabilidade e agilidade quando têm de correr.
Os porquinhos convivem bem em colónias, segundo certas regras. Se decidir ter apenas fêmeas, poderá ter quantas achar bem segundo o espaço e disponibilidade que tem para elas. Quando decide ter machos, é melhor ficar apenas pelos dois. Grupos mistos podem conviver pacificamente, desde que a quantidade de machos adultos seja pequena. As fêmeas novas normalmente podem ser introduzidas à vontade, embora debaixo de olho, não vão surgir brigas entre elas. Já os machos que chegam de fora muito provavelmente vão ser hostilizados. Se um jovem macho for criado com outro desde pequeno na mesma gaiola, em príncipio serão bons amigos. No entanto, se os dois forem separados e reintroduzidos na mesma gaiola, cuidado, principalmente se tiveram ou têm contacto com fêmeas, pois podem brigar até à morte.

Cuidados
A higiene é muito importante para a gaiola desses animais tipicamente bagunceiros. Não é raro vê-los saltando dentro de seu prato de comida ou chutando fezes em sua água e quando a sua urina seca ela cristaliza, tornando muito difícil a sua remoção. Depois que a gaiola é limpa, é comum ver o animal urinando ou arrastando o seu corpo pela jaula para demarcar o seu território.
Dividir o espaço com outros animais também é arriscado. Roedores como, hamsters ou Gerbos, podem aumentar a incidência de doenças respiratórias ou agir de forma agressiva contra os Porquinhos da Índia. Animais maiores como cães e gatos podem ser treinados a aceitá-los ao serem expostos gradualmente ao roedor. Mas essa aceitação depende de uma boa dose de sorte.
Quanto à alimentação, é importante incluir um pouco de feno na dieta do animal pois eles precisam de celulose. Os Porquinhos da Índia também não têm a capacidade de sintetizar vitamina C, portanto devem receber diariamente vegetais frescos e frutas. A ração seca encontrada nas lojas de animais ou supermercados não deve representar mais de 20% da ração diária do bicho.

Abraços
Até breve, Michelle.

0 Comments:

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar