Image Map

9.8.12

Estresse

Resolvi falar sobre isso, pois lendo a respeito na internet percebo que este problema infelizmente está se tornando cada vez mais comum em hamsters, por isso vou dar dicas sobre como evitar este problema.
Evitar não é difícil, basta observar sempre seu amiguinho, pois qualquer comportamento diferente nele, pode indicar algum problema.
Troque a água dele todos os dias e deixe o comedouro sempre cheio (não esqueça de jogar fora as sobras) pois eles são bem gananciosos por comida, porque na natureza eles estocam muita quantidade de comida para garantir a sobrevivência.
Ofereça para ele três vezes por semana, frutas (menos frutas cítricas e tomate) e verduras (menos alface).
Observe sempre os dentes dele e deixe a disposição alimentos ou objetos que o ajudem a aparar os dentes como biscoitos para cães, que tenham o mínimo possível de carne na composição, algumas rações para hamster com a consistência mais dura, ou suplementos próprios para desgaste dos dentes deles. Sempre tenha duas opções para alternar entre elas e evitar que ele enjoe de roer sempre a mesma coisa.
Faça a limpeza básica da gaiola de três em três dias e a completa uma vez por semana.
Não exponha ele a odores fortes. Nesse caso ele pode não só ter estresse, mas outras complicações decorrentes disso.
Brinque todos os dias com seu hamster, para ele poder conhecer bem você e não ficar assustado com sua presença.
Não deixe ele em lugares barulhentos e muito claros, pois ele é sensível a isso.
Compre uma gaiola ou um aquário bem espaçoso para ele poder se locomover bem (no caso da gaiola, recomendo uma de três andares para todos os hamsters, só tome cuidado com os espaços, para ele não escapar). Observe também, se ele se adapta bem a rodinha. Se perceber que ele tem alguma dificuldade para correr nela, providencie outra com urgência, pois a falta de exercícios não só causa estresse, como pode atrofiar as patinhas dele.
Quando for manusear seu amiguinho, pegue-o sempre com delicadeza, pois movimentos bruscos podem assusta-lo muito e ele poderá perder a confiança em você.
Seguindo esses passos, dificilmente seu hamster vai ficar estressado, pois terá uma vida confortável.
E reforçando. Sempre que você notar algo diferente nele, mesmo seguindo estas dicas, procure imediatamente um veterinário de sua confiança, pois eles são muito sensíveis e qualquer descuido pode ser irreversível.

0 Comments:

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar