Image Map

6.11.12

Todo hamster tem olhos vermelhos!

"Tenho ouvido muitas pessoas a teimar que os seus Hamsters não têm olhos vermelhos, no entanto, para espanto de algumas, de facto têm.
Então hoje venho falar um pouco sobre os mesmos.
Como muitos sabem, qualquer mistura de mutações em que duas cópias do gene Cinnamon exista, o resultado será um Hamster de olhos vermelhos, os olhos vermelhos podem variar de tonalidade, existindo uns de cor parecida a um rubi, outros muito escuros que parecem pretos e os normais, da mutação Cinnamon, que são entre ambas as tonalidades, não muito escuros, mas não muito claros, no entanto, visíveis a olho nu, não sendo necessária a exposição à luz para vermos a tonalidade vermelha.
Os olhos vermelhos na minha opinião são extremamente atraentes, no entanto sei que pelo menos metade da população prefere olhos pretos ou castanhos nos roedores.
Cada coloração tem uma cor de olhos no seu standard, pelo que qualquer Hamster de uma cor que deveria ter olhos pretos, mas ter vermelhos, chama-se a isso odd-eyed, isto geralmente só acontece com um dos olhos, sendo o outro da cor normal do Hamster, deixo um exemplo de um odd-eyed bem visível, com um olho rubi e um olho normal da sua cor, vermelho médio.


Esta teimosia tem vindo mais dos donos da coloração Mink, cuja qual tem olhos vermelhos bem escuros, sendo difícil de ver que de facto são vermelhos, uma vez que o Mink é derivado da mutação Cinnamon, na verdade os seus olhos são de facto vermelhos, deixo o Sin, o meu Mink, para que possam ver como os olhos realmente podem ser confundidos com preto, mas na verdade, são vermelhos.



Como podem ver, este para uma pessoa que não entenda muito de genética seria um simples Hamster de olhos pretos.
Geralmente olhos vermelhos escuros são de fácil identificação, pois quando comparados aos pretos, há um brilho diferente neles, um brilho que parece cor de sangue, quando nos olhos pretos o brilho é da mesma cor que os olhos, preto.
Já à luz, são muito fáceis de distinguir dos olhos pretos, deixo a baixo uma tabela da mutação e misturas de mutações que têm olhos vermelhos obrigatoriamente (a maioria):


- Cinnamon (Mutação)
- Mink (Combinação)
- Red-Eyed Cream (Combinação)
- Honey (Combinação)
- Dove (Combinação)
- Blonde (Combinação)
- Lilac (Combinação)
- Red-Eyed Rust (Combinação)
- Copper (Combinação)
- Red-Eyed Ivory (Combinação)
- Dark-Eared White (Combinação)
- Flesh-Eared White (Combinação)
- Champagne(Combinação)


Infelizmente não dá para listar todas, pois há imensas combinações possíveis com Cinnamon, mas as mais conhecidas estão nesta lista, portanto se o seu Hamster é de uma destas cores, ele terá obrigatoriamente olhos vermelhos. "



Direitos autorais : Christine Black

1 Comment:

Hamster e Donos said...

É melhor reconhecer um cego de um não cego,do que se preocupar com as cores dos olhos,até bonito é diferente um hamster com outra tonalidade de cor de olhos,muito bom o post =)

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar