Image Map

22.11.12

Nutrição, saúde e bem-estar do Hamster


Saúde e Bem-Estar
Nem todo criador tem ideia que o hamster tem que se alimentar apenas de ração. O ideal é fornecer todos os dias um pedaço de fruta (maçã, banana, kiwi, morango, pêssego, uva, cenoura, etc). Por que fornecer frutas? Por que as frutas podem possuir riqueza em vitaminas, potássio, nutrientes que o hamster precisa. O hamster não precisa só da ração para sua alimentação. Também deve ser composta por frutas, sementes (de girassol, alpiste, de milho, de aveia), cereal sem açúcar, etc. As vitaminas e nutrientes ajudam na saúde do hamster.
Além disso, outro tópico da saúde são as doenças. Seu hamster apareceu doente? Não tem mais nada que fazer? Tem sim e com urgência, deixar num veterinário de animais exóticos. Qualquer doença mata seu hamster, sim, mata sim. As mais graves são: tumor, câncer, sarna, ferimento grave (é um problema), desnutrição (explicarei isso a baixo), pneumonia, diarreia grave, hibernação (é um problema), paralisia e sangramento nos olhos. Isso tudo é grave sim. A todos, vou ser sincera que nunca vi hamster sobreviver a um tumor ou paralisia, praticamente nem um humano consegue, isso é, se ele (tanto quanto nós ou hamsters) perceber isso antes do problema se desenvolver.

Nutrição
Nesse caso a nutrição depende do modo de alimentação que o hamster recebe. Se ele aparece fraco, sem fome, magro, não abre os olhos isso é DESNUTRIÇÃO. O que é desnutrição? Falta de nutrientes e vitamina. Se comer só pão e água todos os dias sofrerá fome e desnutrição. Ficará magro e precisará ir num médico urgente. Ele te dará suplementos alimentares. Quando seu hamster sofre esse problema, recomendo Labcon Roevit, que eu costumava usar, contra desnutrição e doenças. Além do medicamento, vá num veterinário pedir uma receita de suplemento alimentar. Nos pet shops (nem todos) podem vender um tipo de ração que está na embalagem ''Suplemento Alimentar''. Dê à ele.
Aos interessados do Labcon Roevit, podem comprar na Cobasi, Pet Center Marginal (ambos em São Paulo) e em clínicas veterinárias. O modo de usar está no produto, que é pingar a quantidade de gotas dependendo da quantidade de água no bebedouro. Custa em torno de 5 reais aqui em São Paulo.


Até mais,
Michelle.

2 Comments:

Anônimo said...

Eu vi uma vitamina na pet shop, propia para roedores, e aquelas de gotas de colocar na água e a da alcon igual a imagem do da nutrição mas so de colocar na água, e eu tava na duvida, se tem que ter recomendação veterinaria?

Michelle Camargo said...

Não precisa de recomendação veterinária, não, só precisa ser controlada, claro. Pode ficar tranquilo(a).

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar