Image Map

2.12.12

Hamster Roborovski



  Hamster Roborovski





O hamster Roborovski (Phodopus roborovskii) é o menor e mais veloz de todos os hamsters e é geralmente mantido como animal de estimação. Ele é originário da Mongólia e norte da China. Infelizmente esta espécie não se encontra no Brasil.




 As características que distinguem os Roborovskis são as partes brancas que eles possuem no lugar onde seriam as sobrancelhas e a falta de listras no dorso que geralmente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade.

Eles são muito curiosos, entretanto facilmente se assustam e se intimidam. Sua velocidade os tornam um animal inadequado para crianças, que geralmente gostam de tê-los na mão e afagá-los. Eles são muito apegados ao dono quando são introduzidos desde filhotes. Eles possuem um bom temperamento e raramente mordem. Na medida em que crescem até atingirem aproximadamente o tamanho do polegar de um adulto, eles podem facilmente se espremerem entre as barras da gaiola de um hamster de tamanho comum, logo, necessitam de cuidados especiais no que tange a sua moradia. Sempre pergunte aos vendedores de lojas de animais ou criadores qual a gaiola ideal para mantê-los. Por causa do seu tamanho e de sua velocidade, Roborovskis são melhores para pessoas que preferem olhar a brincar com eles.

Por causa do seu tamanho e características, eles são cômicos quando os observamos em grupos sociais. Se mantidos juntos em pares sexuais ou grupos, os Hamsters Roborovski normalmente começam a dar cria na primavera seguinte ao ano em que a fêmea nasceu. As fêmeas em geral ficam estéreis em torno de 24 meses de idade, mas os machos normalmente são férteis a maior parte de suas vidas. Eles quando fogem são complicados de encontrar e de apanhar devido á sua velocidade, tamanho e cor.

A gestação dos Roborovski é de aproximadamente de 23-30 dias. Quando nascem mais se assemelham a feijões rosas. Em torno de 5-6 dias a pele começa a pigmentar-se e de 6-8 dias os pelos começam a nascer. Em torno de 10-12 dias os filhotes são totalmente cobertos de um curto pelo e suas pestanas começam o enrijecimento. Neste momento os filhotes já começam a passear pela gaiola, mas ainda são cegos. As fêmeas os recolhem de volta ao ninho, isto fará com que os filhotes emitam um chiado agudo, mas nada preocupante. Aos 14-16 dias de idade os olhos se abrem e seus corpos estão completamente cobertos de pelo. Os filhotes são desmamados e podem ser apartados de suas mães com 4 semanas de idade. Se os pais se sentirem ameaçados ou se as crias tiverem um cheiro desconhecido eles têm tendência a comê-los.

0 Comments:

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar