Image Map

14.12.12

Queda de pelos


Existem muitas coisas que podem influenciar nesse problema. E fizemos uma lista das causas mais comuns, confira:

Alergia
Apesar de sempre muito citada como a principal causa deste problema, a alergia não é a única responsável pela queda de pelos no seu animalzinho. Mesmo não sendo a única razão, nem sempre temos que descarta-lo. Se você colocou algo novo recentemente na gaiola de seu hamster, retire tudo imediatamente, espere uns dois ou três dias e se mesmo assim os pelos não começarem a voltar e ele continuar se coçando, a causa pode ser outra. 

Sarna
Outra causa comum é a sarna, que é facilmente identificada, pois os pelos começam a cair em locais específicos, como barriga, costas e perto do bumbum. Mas ao menor sinal de sarna, o hamster precisa de cuidados médicos, pois a falta de cuidados certos, pode acarretar na morte do animal.

Alimentação
A alimentação é muito importante também, pois muitas vezes a queda de pelos pode ser decorrente de uma alimentação pobre em vitaminas e cálcio. Nunca deixe de oferecer três vezes por semana, frutas (menos cítricas e tomate), verduras (menos alface) e legumes para ele. E nunca ofereça doces e outras guloseimas humanas, pois com essa atitude, você pode até matar seu hamster, pois o organismo deles é mais sensível e não se adapta a alimentação que não seja natural, pois é assim que eles vivem na natureza desde o seu surgimento.

Estresse
O estresse também pode ser a causa de queda de pelos. Siga todas as dicas de alimentação que eu citei anteriormente. E como foi citado anteriormente no blog, sempre evite que ele fique em lugares com muita luz e barulho intenso. Pois o instinto busca sempre a penumbra e o silêncio e o contrário pode incomoda-los muito. Lugares bem frescos e ventilados, sem correntes de vento é ideal para eles, pois eles não toleram muito o calor. Nos dias mais quentes, coloque ele no lugar mais fresco da casa e mantenha a água dele numa temperatura que seja agradável para tomar. Pegue um pouco de água em temperatura ambiente e misture com um pouco de água gelada. É o ideal. Eles costumam roer as grades quando estão nervosos e agitados. Isso também pode ser um sinal de estresse.

Mesmo com todas essas dicas, é sempre de maior importância o diagnóstico de um veterinário de animais exóticos, pois juntos vocês podem descobrir as causas e solucionar rapidamente esse problema no seu hamster. E outra coisa fundamental é observar sempre seu animalzinho, seja qual for. Assim se ele tiver alguma mudança no comportamento ou algum sintoma estranho, você notará rapidamente e em alguns casos, isso pode até salvar a vida dele.

0 Comments:

Postar um comentário

Dúvidas? Comente!
Não esqueça de se identificar