Image Map

30.11.12

Banho?

Hoje, venho-lhes escrever sobre o pó de banho, que muitas vezes, é o culpado pelos problemas respiratórios causados aos roedores. Muitos acham que devem dar banho em seus hamsters, mas não pode fazer isso galera! Dias atrás, estava-me vendo os álbuns de alguns curtidores do blog, quando vi uma certa moça que deu um Anãozinho para sua filha de 4 anos, como um BRINQUEDO! E sabe onde ele vive? Em uma gaiolinha pequenininha, e milhares de fotos com o mesmo naqueles brinquedinhos de Poli. Inclusive a Piscina da Poli que é bem famosa, foi nessa piscina que a bendita menina o colocou e tadinho, ele todo molhado e a menina com ele na mão... São muitas fotos mesmo, só que um pior que o outro! É de dar dó. Mas voltando a falar do assunto do artigo...

Hamster tomam banho por conta própria, e não se deve dar banho com água, nem colocar o pó de banho na gaiola de seu roedor. O pó pode causar diversos problemas respiratórios dificultando a respiração do seu animal, podendo leva-lo até a morte. Então fica a dica para você que ainda usa! NÃO USE!

Etiquetas personalizadas

Agora, além de compartilhar o seu amor pelos roedores na internet, também poderá dividir com seus amigos na escola! Um de nossos grandes curtidores criou várias etiquetas personalizadas para você colar em seu caderno/livro e escrever nela, oque quiser! A seguir disponibilizo as duas que eu mais gostei, mas clicando na imagem, vocês poderão visitar o álbum e ver outras muito bacanas!
Para ver o álbum completo, clique aqui!




29.11.12

Mitos

Nossa, hoje eu estava fuçando nas postagens antigas do blog, pra resgatar uma, e percebi que a minha gramática era PÉSSIMA! Meu Deus!
Mas não é sobre isso que temos que falar, não é mesmo?! Pois bem. hahaha
Hoje a postagem vai ser sobre mitos dos hamsters, que normalmente ouvimos falar por aí.

A maioria são esses:
*Hamsters não são ratos. São parentes um pouco distantes dos ratos. Na verdade, eles possuem várias características dos esquilos em especial. Eles se limpam sozinhos, tem rabo curto (quase inexistente), guardam comida em suas bochechas e seguram o alimento com suas patas dianteiras. São animais extremamente organizados e independentes, mas podem ser domesticados e podem se apegar bastante ao dono.

*Hamsters não cheiram mal. Eles não necessitam de banho ou limpezas por parte do dono, pois eles se limpam sozinhos. Suas fezes não cheiram mal, porém sua urina tem um cheiro forte e desagradável. Para corrigir esse problema, basta lavar seu ambiente (gaiola) e trocar a serragem com frequência.
*Hamsters não transmitem doenças e não precisam de vacinas. Se eles forem mantidos em boas condições de higiene (uma gaiola limpa, com água e alimento sempre renovados) não irão adquirir carrapatos ou outros parasitas. Basta ter pequenos cuidados.
*Hamsters podem ser agressivos se forem colocados junto com outros hamsters ou se forem incomodados constantemente. Se você incomodar o espaço do animal, como colocando o dedo no interior da casinha, corre o risco de levar uma mordida. Basta não acordá-lo e pegá-lo com frequência média (ele não gosta que segurem-o a todo instante). Num ambiente com roda de exercícios, comida, água e espaço, aos poucos ele irá se adaptando a você e não será agressivo.
*Hamsters são animais extremamente baratos para se cuidar. O animal custa bem barato, podendo até ser adotado sem custos adicionais, sua gaiola pode ser improvisada ou comprada por um bom preço (dependendo do Pet Shop, é claro) e sua ração e serragem para forrar são baratas. Fora que ele não necessita de banhos, vacinas e outros cuidados.
Os hamsters são bons companheiros para qualquer idade, inclusive para crianças. Basta seguir alguns cuidados (ver outras seções do blog) e terá um lindo companheiro em sua casa.

28.11.12

Concurso... Meu hamster na capa!

Acabamos de abrir um concurso no Facebook, que destina-se a escolhermos a melhor foto para colocarmos na capa da nossa página no facebook durante um mês. Quem está participando? Todos aqueles que enviaram suas fotos para os duelos anteriores. Como vencer? Basta pedir ao maior número de amigos para que curtam a foto de seu hamster, a foto mais curtida será nossa capa mensal do mês de Janeiro!

Para entrar no álbum de votação, clique aqui!

Boa sorte aos participantes, e não deixem de votar. O prazo é até o dia 25/12/12. 

27.11.12

Papelão

Como viram, dediquei a semana aos brinquedos e hoje vou-lhes escrever sobre as diversas formas de utilizar os restos de papelão, que na maioria das vezes jogamos no lixo, mas saiba que você pode aproveita-lo de diversas formas. A seguir temos imagens retiradas de outros blogs e sites que mostram alguns brinquedos construídos a partir do papelão:
Imagem retirada do site http://dicasdehamsterparamelhoresamigos.blogspot.com.br


Imagem retirada do site http://dicasdehamsterparamelhoresamigos.blogspot.com.br
Imagem retirada do blog http://dicasdehamsterparamelhoresamigos.blogspot.com.br

Imagem retirada do blog fulaninha-entretenimentos.blogspot.com.br



Imagem retirada do blog hamster-town.blogspot.com.br
Depois de terem visto essas imagens, acredito que muitos irão tentar fazer algum brinquedo desses, então boa sorte e bom divertimento ao seu hamster!

26.11.12

Brinquedos³

Hoje, venho falar dos brinquedos Industrializados. São bem mais bonitos, por aparência mais divertidos e bem coloridos. Mas claro que todo bem tem o seu mal... Alguns desses são super difíceis de limpar, causando um certo desconforto nos donos pelo mau cheiro que pode ocasionar devido a não limpar corretamente. Outra coisa que prejudica também é o preço, que é bem salgado dependendo de sua marca e sua qualidade. A seguir, fotos de alguns brinquedos...



A limpeza desses brinquedos podem ser feitas com escovas de dentes, que alcançam uma maior distancia que as nossas mãos e também podem limpar aqueles mínimos cantos que nós nunca conseguimos. Eu prefiro os brinquedos caseiros, pois posso fazer do modo como eu quero, e sem gastar muito. Mas claro que alguns brinquedos nós não conseguimos fazer em casa, então é preciso fazer um esforço para comprar o produto. Se você souber criar algum brinquedo caseiro, poste aqui nos comentários que postaremos assim que der aqui no blog. Espero que tenham gostado do artigo, clique em gostei aqui em baixo e dê sua avaliação que é muito importante para nós.





25.11.12

Hamster Anão Russo

                                      Hamster Anão Russo
                            Cores,Pelagens e Marcações

Pelagens : Pelo curto, Satin

Marcações: Mottled, Plantinum

Cores: Standart, preto, bege, lilac (lilás), blue (azul), opal (opala), argente, lilac fawn, blue fawn, dove, champagne, albino...


* O argente é mais inclinado para o cobre do que para o real laranja. Já o fawn, seria o real laranja. Isto no caso de animais com cores solidas (self).



Alguns exemplos :







Fonte: www.hamsterhideout.com


24.11.12

Brinquedos²

O ultimo artigo postado aqui no blog, foi sobre esse mesmo tema, mas eu estou a repostar o tema para dar uma incrementada, ensinando-vos a como CRIAR os seus brinquedos caseiros!

Na verdade, os brinquedos mais legais já estão prontos, e onde você menos espera...



Os Rolos de papel higiênico é um bom brinquedo para o seu hamster. TODO hamster gosta de buraquinhos escuros, tubos e outras coisas do tipo. E todo mundo tem papel higiênico em casa não é? Então basta você esperar ele terminar para pode pegar o rolinho numa boa e colocar na gaiola de seu hamster! O rolo não é tóxico, pode ser roído numa boa, e é uma ótima opção de divertimento para os roedores pequenos, como os hamsters anões e os hamsters topolinos. E vale lembrar que esse é um brinquedinho DESCARTÁVEL! Quando for limpar a gaiola, substitua por outro!
Outra coisa são as caixinhas de papelão que o seu hamster poderá usar para diversas coisas, entre elas: Como banheiro, dormitório, depósito de alimentos... Mas vale lembrar que essas caixinhas são pequenas, um pouco maior que aquelas de chá. E como o anterior, esse também é um brinquedinho DESCARTÁVEL! O teu hamham irá adorar e você irá economizar com os brinquedos industrializados, que além de caros, são bem difíceis de limpar!

23.11.12

Brinquedos

Vou postar algumas opções de brinquedos para seu hamsters fazer exercícios se divertindo.

Brinquedos caseiros: São fáceis de fazer e para construir alguns, basta usar o material que você já tem em casa.




Se você não tiver muito tempo para fazer, pode comprar alguns brinquedos prontos em pet shop. Mas se for comprar, aconselho a compra pela internet, pois você pode conseguir bons descontos.















                                                                                  















22.11.12

Nutrição, saúde e bem-estar do Hamster


Saúde e Bem-Estar
Nem todo criador tem ideia que o hamster tem que se alimentar apenas de ração. O ideal é fornecer todos os dias um pedaço de fruta (maçã, banana, kiwi, morango, pêssego, uva, cenoura, etc). Por que fornecer frutas? Por que as frutas podem possuir riqueza em vitaminas, potássio, nutrientes que o hamster precisa. O hamster não precisa só da ração para sua alimentação. Também deve ser composta por frutas, sementes (de girassol, alpiste, de milho, de aveia), cereal sem açúcar, etc. As vitaminas e nutrientes ajudam na saúde do hamster.
Além disso, outro tópico da saúde são as doenças. Seu hamster apareceu doente? Não tem mais nada que fazer? Tem sim e com urgência, deixar num veterinário de animais exóticos. Qualquer doença mata seu hamster, sim, mata sim. As mais graves são: tumor, câncer, sarna, ferimento grave (é um problema), desnutrição (explicarei isso a baixo), pneumonia, diarreia grave, hibernação (é um problema), paralisia e sangramento nos olhos. Isso tudo é grave sim. A todos, vou ser sincera que nunca vi hamster sobreviver a um tumor ou paralisia, praticamente nem um humano consegue, isso é, se ele (tanto quanto nós ou hamsters) perceber isso antes do problema se desenvolver.

Nutrição
Nesse caso a nutrição depende do modo de alimentação que o hamster recebe. Se ele aparece fraco, sem fome, magro, não abre os olhos isso é DESNUTRIÇÃO. O que é desnutrição? Falta de nutrientes e vitamina. Se comer só pão e água todos os dias sofrerá fome e desnutrição. Ficará magro e precisará ir num médico urgente. Ele te dará suplementos alimentares. Quando seu hamster sofre esse problema, recomendo Labcon Roevit, que eu costumava usar, contra desnutrição e doenças. Além do medicamento, vá num veterinário pedir uma receita de suplemento alimentar. Nos pet shops (nem todos) podem vender um tipo de ração que está na embalagem ''Suplemento Alimentar''. Dê à ele.
Aos interessados do Labcon Roevit, podem comprar na Cobasi, Pet Center Marginal (ambos em São Paulo) e em clínicas veterinárias. O modo de usar está no produto, que é pingar a quantidade de gotas dependendo da quantidade de água no bebedouro. Custa em torno de 5 reais aqui em São Paulo.


Até mais,
Michelle.

21.11.12

Duelos Mensais

Quem nos acompanha via facebook sabe e participa de nossos duelos que acontecem mensalmente entro quatro hamsters. O vencedor fica como capa de nossa página no facebook durante 10 dias, até que aconteça novamente o próximo duelo.

Como participar?

Para participar, basta você enviar a foto de seu hamster em mensagem in box para a nossa página no facebook com os seguintes dados:

Nome:
Sexo:
Espécie:
Idade:
Tutor:
Postamos na página, e a foto pode ou não entrar para o Duelo do mês.
Esses duelos veem acontecendo desde o mês de outubro e está fazendo o maior sucesso entre a galera!

Para votar no Duelo atual, clique aqui!

20.11.12

Como identificar o sexo do meu hamster?


O sexo dos hamsters, é mais fácil para identificar depois de adultos.

Quando estão adultos, em algumas espécies de hamsters, é até possível ver os testículos dele. Mas quando estão pequenos, é difícil a identificação. A melhor maneira é perguntar ao vendedor na hora de comprar. É a maneira mais segura de levar o que você quer para casa.

Para verificar seu o ser hamster e um macho ou uma fêmea, segure ele na palma da mão, sem apertar muito e passe o dedo indicador e o polegar em volta do corpo dele (por debaixo dos braços) para que não fuja ou morda. Vire-o de barriga para cima para ver os genitais. Haverá dois orifícios.

No macho, um orifício é do pênis e o outro do ânus. A distância entre um e outro é de aproximadamente 1,5 a 2 cms.

Na fêmea, um orifício é da vagina e o outro do ânus. Mas na fêmea, a distância praticamente não existe. Fica bem pertinho um orifício do outro.


Dados retirados do site Amigo Hamster

19.11.12

Hábitos


  • Alguns costumes variam um pouquinho de espécie para espécie.
  • Os hamsters tem por natureza hábitos noturnos e por isso dorme de dia e sai para passear e brincar à noite. Em sua vida selvagem, na verdade ele sai à procura de alimento, portanto não é bom contrariar esses hábitos se não quiser causar irritação e estresse ao animalzinho.
  • Eles adoram lugares de penumbra e quentes. Como eles são roedores, evite deixar roupas ou outros materiais que ele consegue roer à sua volta, sob o risco de ver suas roupas cheias de buracos.
  • Por serem muito curiosos vão entrando em qualquer buraco ou algo novo que vê pela frente, portanto, cuidado com os objetos que você deixa perto deles.
  • Eles possuem uma espécie de bolsa na bochecha para poder transportar alimento. Na verdade, ele gosta de esconder comida nessa bolsa para levar em um lugar mais tranquilo de desgustar. Mas não é só alimento que ele quarda. Não se assuste se ver ele "comendo" algodão, papel ou outro tipo de material. Na verdade, está armazenando nessa bolsa para poder transportar até o local onde dorme para fazer sua caminha. Quando presentem perigo, as fêmeas transportam seus filhotinhos nessa bolsa.
  • Por instinto às vezes eles podem morder ao se sentirem ameaçados.

Dados retirados do site Amigo Hamster

18.11.12

Meu hamster urinou sangue?

Existem muitas causas que podem fazer com que a urina do hamster saia misturado com sangue. O problema pode ser nos órgãos urinários...nesse caso, pode se tratar de cálculo renal ou na bexiga, infecção ou até mesmo um tumor. Nas fêmeas, fora isso, pode ser também algum problema nos órgãos reprodutivos, tais como feto retido ou tumores. Se o seu hamster está com este sintoma leve-o o mais rápido possível em um especialista.

15.11.12

Doenças nos olhos


Se um dia você perceber que seu hamster está com os olhos grudados, limpe com um pedaço de algodão, molhado com um pouco de soro fisiológico morno, quatro vezes por dia, pois pode ser conjuntivite. Se não houver melhora em dois dias, pode ser alergia a alguma coisa que ele está tendo contato. Se você tiver comprado algo novo para a gaiola, recentemente, tire de lá até perceber que ele está melhor.

Se esse problema ocorrer com freqüência, pode ser que ele esteja com alguma infecção mais séria que precisa ser investigada e tratada. Raramente os hamsters podem desenvolver catarata ou glaucoma. Por isso se você perceber que além de colados, os olhos do seu estão turvos, pode ser sinal de uma dessas doenças. Caso ele tenha ficado exposto á correntes de vento, o que nunca deverá ocorrer, pode ser um resfriado portanto, cuide para que isso não aconteça mais, mudando ele de ambiente, pois ele pode até contrair pneumonia se isso não for evitado. Em todos os casos, procure seu veterinário de confiança, para que juntos vocês possam encontrar a solução para qualquer problema de seu hamster.
Lembrando que ele sempre deve ser tratado por um veterinário de animais exóticos.
Até.

Casa de hamster

E aí, pessoal!
Hoje resolvi postar apenas um vídeo, pois achei ele bem interessante. 
Confiram um cara construindo uma casa de hamster com palitos de picolé:


Até,
Michelle.

14.11.12

Doença do rabo molhado


Esta doença é muitas vezes confundido com a diarréia, e é aí que mora o perigo, pois a forma de tratamento é diferente. Os sintomas são bem parecidos com a diarréia e o cocozinho é esbranquiçado. É necessário tratar com antibióticos para combater as bactérias do intestino, causadora da doença. Consulte um veterinário rapidamente para que possa examinar a situação e te dar os laudos corretos e os medicamentos corretos a se usar. Essa doença pode levar o hamster a morte em apenas 2 dias, como aconteceu com a minha hamster Penélope, que morreu aos seus 11 mêses de idade no dia 07/11. Para mim foi muito triste vê-la com essa doença, então tome cuidado para que os seus também não tenham!




A qualquer sinal que o leve a acreditar que seu hamster não esteja saudável, leve-o ao veterinário o mais depressa possível, pois seu estado pode piorar muito rapidamente. Não tente tratá-lo em casa, pois ele é muito pequeno e sensível a medicamentos, e sua tentativa de ajudá-lo pode agravar ainda mais a situação.





Informações retiradas do site Amigo Hamster !

13.11.12

Abcessos

Ocorrem quando uma ferida (ou mordida, coceira, etc.) se infecciona resultando em um caroço, formado de pus sob a pele. Freqüentemente a ferida pode passar despercebida. Nesse caso, quando o caroço é notado, a ferida que o originou pode já ter sarado. Por isso, por vezes é difícil estabelecer se o caroço é um abscesso ou tumor.



Se é possível notar uma ferida ou irritação no caroço, então é quase certo que seja um abscesso. Para tratá-lo é preciso que o pus seja drenado, e antibióticos podem ser necessários para conter a infecção. Portanto, deve-se procurar tratamento veterinário.

Objetos pontudos ou pedaços de comida que os hamsters enfiam em suas bochechas podem ferir as paredes internas da bolsa e ficar presos. Isso pode infeccionar e virar um abscesso. Como a bochecha fica inchada, inicialmente pode-se acreditar que o hamster esteja apenas carregando comida extra ou material para ninho.

Contudo, se o hamster aparenta estar continuamente com as bochechas cheias, elas podem estar obstruídas ou ele pode estar com um abscesso. Procure então um veterinário imediatamente.

Informações retiradas do site Amigo Hamster.

12.11.12

Sarna

Se você perceber que seu hamster fica muito tempo se coçando e começa a perder pêlo na parte do bumbum e barriga, então podem ser os primeiros sinais de sarna. O tratamento não é difícil. Você pode ajudar no combate, colocando tabletes de levedura despedaçados na comida do hamster. Mas esses tabletes são apenas para ajudar no combate. O ideal é levá-lo a um veterinário especializado em animais de pequeno porte e adquirir um remédio para passar nos lugares atacados pela sarna. Nos hamsters mais idosos, isso ocorre com mais frequência e por isso, a qualquer sinal de sarna, procure os conselhos de um profissional.

Informações retiradas do site Amigo Hamster.

11.11.12

Adestramento


Os Hamsters são mansos, de boa índole, curiosos e brincalhões. Embora um tanto ariscos no início, podem ser amansados e se acostumam facilmente à presença do dono. Com o tempo e algum adestramento, eles até aprendem truques que divertem as pessoas, como, pôr exemplo, dançar sobre duas patas.


Comece pôr acostumá-los à sua presença. Aproxime-se calmamente, com movimentos lentos e voz suave. Coloque a sua mão dentro da gaiola, e conserve-a imóvel. Pela sua curiosidade de natural o Hamster chegará mais perto. Vai cheirar e se afastar, mas sem medo. Repetindo a operação algumas vezes, o bichinho, aos poucos, vai deixar que você o segure na mão.


Numa segunda etapa, coloque alguma guloseima na mão. Nas primeiras vezes o Hamster vai abocanhar o petisco (um biscoito, pôr exemplo) e comê-lo em algum canto da gaiola. Mas logo vai se acostumar e comer na própria mão do dono sem nenhuma cerimônia. Depois, mesmo sem biscoitinhos, ele vai andar e subir muito à vontade pelo braço do criador. Quando o dono é atencioso e amoroso, o hamster se sentirá seguro, o que facilitará o treinamento.


Se você quer que ele aprenda a atender pelo nome, a cada vez que você chegar com algum biscoito, chame-o suavemente como forma de atrair a atenção. A tendência é que, a partir da associação do som de seu nome ao biscoito ele passe a atender sempre que você chamá-lo.


Com esta técnica conhecida como reflexo condicionado pode-se ensinar várias coisas. Para ensinar um Hamster a dançar, coloque uma a determinada música. É importante que seja sempre a mesma, de modo que o animal associe aquela música com os exercícios que deverá fazer para receber a recompensa. Os exercícios são: pegue a guloseima e eleve-a um pouco do solo da gaiola, a uma altura que o bichinho tenha que ficar de pé para conseguir apanhar. Com ele de pé, movimente o biscoito de um lado a outro, no ritmo, e ele seguirá sua mão. Tempos depois o biscoito na mão será dispensável, ele dançará seguindo simplesmente os seus movimentos. Mas sempre recompense-o, após cada exercício.


Conta-se que, se bem adestrado, é só ouvir a música e ele começará a dançar. Procure fazer os exercícios de treinamento, pelo menos, uma vez por dia. Lembre-se sempre, porém, de que um animal adestrado nunca perde os seus instintos, apenas controla-os um pouco. Portanto, se você achar que pode deixar o Hamster solto pela casa só porque ele é ensinado vai acabar aprendendo uma lição da natureza: como roedor, ele certamente vai arranhar alguns móveis, forros de cadeira, etc. Querer mudar isso é adulterar seu companheiro. Você pode passear com ele no ombro, no bolso, torná-lo. um grande amigo, mas nunca contrarie os seus instintos naturais.

Dados retirados do site Amigo Hamster

10.11.12

Entendendo o seu hamster



  • Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: insegurança, lugar não familiar
  • Estufar as bochechas: intimidação
  • Limpar-se meticulosamente: sentido de conforto, paz
  • Bocejar: contentamento, relaxamento
  • Levantar as duas patas dianteiras: defesa de uma fêmea quando atacada por um macho
  • Saltar no ar: bom humor, excitação
  • Sentar na parte posterior do corpo: atenção ou agressão
  • Orelhas apontando para trás: cansaço ou insegurança, medo, mau humor, agressividade, atenção
  • Deitar sob as costas imóvel: postura de defesa, medo
  • Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado: medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos
  • Coçar: conforto, relaxamento
  • Limpar-se repentina e prolongadamente: estado de alarme, susto
  • Orelhas dobradas: atenção
  • Hesitar repentinamente: estado de alarme ou medo

Dados retirados do site Amigo Hamster

Perda muito grande...

Então galera, quem me tem como amigo no meu facebook pessoal, pôde ver e já está ciente da morte de minha hamster Penélope, que iria completar seu primeiro aninho dia 20 de Dezembro. Mas infelizmente ela faleceu devido a uma doença que a afetou por poucos dias, e eu infelizmente não pude fazer nada. Eu estava em um acampamento da igreja, e quando voltei, ela estava doente. Não tive muito oque fazer devido a minha rotina que foi muito corrida, mas eu estava a cuidar dela em casa, até que eu conseguisse a levar em sua veterinária, que fica na cidade vizinha. Mas ela não conseguiu esperar, e partiu no dia 07/11. Fiquei muito triste, mas agora, o jeito é seguir a vida cuidando agora da Pipoca, a hamster que comprei a a algum tempo já. 

9.11.12

Unhas grandes

Como os dentes, as unhas dos hamsters também crescem constantemente e devemos ter alguns cuidados para evitar que elas cresçam demais.
Para isso, compre uma lixa para polimento de unhas humanas. Mas sempre use o lado menos áspero para não machucar seu hamster.
Descole a parte que você vai usar do resto da lixa e forre uma parte da gaiola com essa parte, para que ele possa sempre manter as unhas num tamanho adequado.
Não precisa deixar sempre na gaiola a lixa. Você pode coloca-la sempre que perceber que as unhas dele estão ficando maiores.
No caso de as unhas estarem grandes a ponto de a lixa não resolver, é hora de leva-lo ao veterinário porque só ele sabe a maneira certa de cortar. Não aconselho o corte em casa, pois se você cortar demais pode acertar os vasos sanguíneos que passam nessa área.
Qualquer dúvida entrem em contato conosco. Bom fim de semana a todos.

8.11.12

Alergias

Os sintomas de uma alergia podem variar mas incluem espirros, ruídos respiratórios, irritação na pele, olhos lacrimejantes, perda de pêlos.


A serragem de cedro deve ser evitada pois pode causar reações alérgicas e problemas respiratórios. Utilize a serragem de pinho, de madeiras mais duras ou então serragem feita de papel.

Alimentos muito calóricos como aveia e cereais podem causar irritações na pele fazendo o hamster se coçar excessivamente.

Materiais usados para forração e limpeza de gaiolas também podem causar reações alérgicas. Alergia a material de limpeza ou a serragem podem resultar em dores no estomago e pés irritados.

Se houver suspeita de uma alergia é necessário estabelecer a sua causa. A primeira coisa a se considerar é se houve alguma mudança na rotina do hamster que poderia ser a causa da alergia. Foi colocada alguma coisa nova em sua gaiola? Foi trocada a forração da gaiola? Foi trocada a dieta do hamster? Foi colocada alguma coisa diferente perto da gaiola do hamster? A serragem e a forração da gaiola podem ser trocadas por papel de seda, se esta for a causa da alergia. Alimentá-lo com uma dieta básica por poucos dias pode estabilizar o hamster, se ele estiver sofrendo de uma alergia alimentar. Mudar o hamster e sua gaiola para um outro cômodo pode ajudá-lo se a causa da alergia foi alguma mudança no seu meio-ambiente.

Uma vez detectada a fonte da alergia, remova-a e seu hamster se recuperará rapidamente. Se o hamster apresentar uma forte reação alérgica ou tiver problemas respiratórios procure ajuda veterinária imediatamente.

Informações retiradas do site Amigo Hamster.

Pesquise antes de comprar o seu hamster

E aí, galera?!
Hoje, novamente, eu, Michelle, peguei uma postagem emprestada de nossos parceiros. Dessa vez foi de Shiro e Amigos.

Bom, antes de comprarmos qualquer animal de estimação precisamos pesquisar sobre tudo, absolutamente tudo! E com o hamster isso não deve mudar.
Então vamos ao ponto:


Onde pesquisar?

Sites de criadores da zona de residência: Muitos criadores hoje em dia têm websites com o email ou morada. Porque não mandar uma mensagem? Não custa nada e os VERDADEIROS criadores agradecem! Se tiverem num website com imagem, vejam se as condições de criação são apropriadas (gaiolas grandes, limpas e com um hamster apenas em cada)... Não vale a pena estar a alimentar pessoas que não têm amor aos animais.

Blogs: Comparem informações, leiam os comentários e contactem os administradores. Eles também agradecem! Mas atenção, nem tudo o que escrevem é verdade! Prefiram blogs com textos originais e com fontes de referência, citações de médicos e /ou criadores e imagens próprias do que retiradas da net.

Fóruns: Aqui é onde mais aprendem. Pode demorar muito. Quer dizer... Pode não, VAI demorar muito a que encontrem os tópicos que esclareçam as dúvidas, a ler toda a informação, confrontar opiniões e esclarecer dúvidas. Mas não há nada melhor do que ouvir a experiência de quem cuida os animais e vos podem aconselhar sobre as melhores condições e produtos!

Veterinários: É óbvio que só se deve comprar determinada espécie se houver um veterinário especializado nela na zona de residência ou quando o futuro dono se compromete a deslocar-se a um que esteja mais longe. Há melhor do que consultar um especialista?

O que pesquisar?

Alimentação: Nas lojas de animais, nos hipermercados, nas feiras... Bem, enfim, existe um enorme leque de produtos que podemos oferecer aos nossos hamsters. Mas serão sempre de melhor qualidade? O preço deve ser levado em conta, mas se não satisfaz as necessidades nutricionais do vosso animal, só vão estar a gastar dinheiro em vão. Além disso, têm de ser qual é a ração mais adequada e que tipo de complementos devem oferecer.

Higiene: Existem animais que podem e devem tomar banhos: uns com água, outros com área, uns com champô normal, outros com produtos secos... E ainda há aqueles que NÃO podem tomar quaisquer tipos de banho mas as pessoas insistem em fazê-lo. Há que se informar. Também a forração das gaiolas variam conforme os animais que se tem. Uns ajudam no cheiro, outras na protecção das patas e ainda outras para o cuidado do pêlo. Mais uma vez, INFORMEM-SE!

Alojamento: Gaiola de todos os formatos e tamanhos, caixas, cercados, viveiros... Mas qual o melhor para o animal que vou comprar? E as dimensões, será que importam? Se sim, quais as dimensões mínimas recomendáveis? E o tipo de material em que é feito o alojamento, influencia na saúde do meu animal? Como fazer uma limpeza do alojamento de modo a evitar propagação de bactérias, fungos e vírus?

Cuidados de Saúde: Bem, será que é necessário vacinas? Se sim, quais e de quanto em quanto tempo? E desparasitações? E corte de unhas, dos dentes e até mesmo escovar o pêlo? Será que é necessário fornecer complementos vitamínicos?

Veterinários: Bem, para fornecer os melhores cuidados de saúde, há que procurar um veterinário especializado na zona onde vivo ou em zonas circundantes onde me poderei deslocar.


Até a próxima!
Michelle.

7.11.12

Criadores profissionais, será mesmo?

Hoje em dia, estamos vendo muitos casos de criadores irresponsáveis, que procriam seus animais para ganhar o lucro por cima da vida e do sofrimento desses animais. Foi pensando nisso, que Christine Black nos deu uma entrevista exclusiva para contar um pouco de como cria os seus 74 hamsters.
Vamos lá então:


1- Christine, qual foi o seu primeiro contato com um hamster?
R= O meu primeiro contacto foi há bastante tempo, comecei por um pequeno Hamster de uma amiga minha, quando fui lá a casa para brincar com ela, ela tinha um pequeno Hamster, que na altura ainda nem sabia que haviam espécies, entre outras coisas, era pequena, tinha cerca de 4 anos, falei logo dos Hamsters ao meu pai, pois sempre tive mais confiança com ele que com a minha mãe, passado um ano mais ou menos, recebi o meu primeiro Hamster, uma Hamster preta, mesmo sendo muito nova, ajudava a fazer tudo e não deixava ser o meu pai a dar comida, tinha de ser eu a colocar lá, era muito chata, após esse primeiro contacto sempre tive Hamsters, foram o primeiro roedor e o meu preferido de sempre. 


2- Como surgiu sua criação?
R= A criação começou há não tantos anos, após comprar uma Hamster já grávida, nasceram 10 pequenos bebés, desde então fiquei apaixonada por tal milagre e por os ver crescer, então decidi começar a estudar genética, morfologia, entre outras coisas sem ser o básico de como tratar um Hamster, falei também com alguns criadores experientes e obti a informação necessária para começar uma reprodução com o objectivo de melhorar a espécie, assim começou a minha criação.

3- O que te incentivou a dar inicio a criação?
R= Vi muitas pessoas não valorizarem a espécie, após todos os estudos entendi que os exemplares encontrados pelas lojas entre outras coisas eram péssimos exemplares e mais tarde vim a perceber que os criadores experientes eram muito poucos e então decidi começar a criação, para provar às pessoas que os Hamsters não são criaturas más, agressivas e para ensinar as pessoas a darem valor a estes pequenos roedores. acompanhado de uma melhora da espécie.


4- Sabemos que os hamsters não podem viver em gaiolas de viagem, e precisam de espaço para se movimentarem e brincarem, como você faz para poder mantê-los todos da forma correta?
R= Eu acabei por mudar de gaiolas para caixas organizadoras, embora consiga encontrar gaiolas boas aqui em Portugal, elas são um pouco raras e nem sempre as conseguia encontrar, até que me deparei com caixas enormes numas lojas, caixas com 80cm a 1 metro, eram baratas e por isso decidi mudar para as mesmas, no entanto, alguns ainda são mantidos em gaiolas, ultimamente tenho preferido recorrer a gaiolas de coelho grandes (cerca de 1 metro por 55cm), forradas com malha de rede para não fugirem, uma vez que as gaiolas de Hamsters grandes estão a ficar muito caras por cá, ao passo que as de coelho fornecem um muito mais indicado espaço, pois os Hamsters preferem comprimento a altura, sendo que tem comprimento suficiente, eles vão preferir correr do que subir. As Prateleiras são uma grande ajuda, daquelas de arrumações, uma vez que posso ter umas 3 caixas por cada andar, poupando assim muito espaço.

E claro que Christine Black teve que deixar uma mensagem especialmente para todos do blog:


"Acho que a única coisa que tenho a dizer é que se tencionarem reproduzir os seus Hamsters (ou qualquer outro animal) que o façam de forma correcta, com bastante estudo e experiência, não o façam por diversão e por ser bonito, como podem ver, eu estudei meses antes de me meter nisso, caso contrário não me meteria, é muito importante que a reprodução tenha um objectivo válido e esse objectivo seria a melhor da espécie ou de alguma característica da mesma, infelizmente milhares de animais são abatidos diariamente em canis por todo o mundo devido a esse tipo de reprodução irresponsável que tanto vemos por aí, ao mesmo tempo que milhares continuam na montra de loja a serem mal tratados à espera de um dono, ao qual você estará a tirar lugar com ninhadas desnecessárias, ou seja, sem objectivos ou estudos, espero que esta mensagem seja transmitida a todos vocês, pois é isso que pretendo passar para as pessoas, que criadores caseiros (em portugal, chamados de criadeiros) não são iguais a criadores com C grande que trabalham e se esforçam para a cada dia que passa terem melhores exemplares."

6.11.12

Todo hamster tem olhos vermelhos!

"Tenho ouvido muitas pessoas a teimar que os seus Hamsters não têm olhos vermelhos, no entanto, para espanto de algumas, de facto têm.
Então hoje venho falar um pouco sobre os mesmos.
Como muitos sabem, qualquer mistura de mutações em que duas cópias do gene Cinnamon exista, o resultado será um Hamster de olhos vermelhos, os olhos vermelhos podem variar de tonalidade, existindo uns de cor parecida a um rubi, outros muito escuros que parecem pretos e os normais, da mutação Cinnamon, que são entre ambas as tonalidades, não muito escuros, mas não muito claros, no entanto, visíveis a olho nu, não sendo necessária a exposição à luz para vermos a tonalidade vermelha.
Os olhos vermelhos na minha opinião são extremamente atraentes, no entanto sei que pelo menos metade da população prefere olhos pretos ou castanhos nos roedores.
Cada coloração tem uma cor de olhos no seu standard, pelo que qualquer Hamster de uma cor que deveria ter olhos pretos, mas ter vermelhos, chama-se a isso odd-eyed, isto geralmente só acontece com um dos olhos, sendo o outro da cor normal do Hamster, deixo um exemplo de um odd-eyed bem visível, com um olho rubi e um olho normal da sua cor, vermelho médio.


Esta teimosia tem vindo mais dos donos da coloração Mink, cuja qual tem olhos vermelhos bem escuros, sendo difícil de ver que de facto são vermelhos, uma vez que o Mink é derivado da mutação Cinnamon, na verdade os seus olhos são de facto vermelhos, deixo o Sin, o meu Mink, para que possam ver como os olhos realmente podem ser confundidos com preto, mas na verdade, são vermelhos.



Como podem ver, este para uma pessoa que não entenda muito de genética seria um simples Hamster de olhos pretos.
Geralmente olhos vermelhos escuros são de fácil identificação, pois quando comparados aos pretos, há um brilho diferente neles, um brilho que parece cor de sangue, quando nos olhos pretos o brilho é da mesma cor que os olhos, preto.
Já à luz, são muito fáceis de distinguir dos olhos pretos, deixo a baixo uma tabela da mutação e misturas de mutações que têm olhos vermelhos obrigatoriamente (a maioria):


- Cinnamon (Mutação)
- Mink (Combinação)
- Red-Eyed Cream (Combinação)
- Honey (Combinação)
- Dove (Combinação)
- Blonde (Combinação)
- Lilac (Combinação)
- Red-Eyed Rust (Combinação)
- Copper (Combinação)
- Red-Eyed Ivory (Combinação)
- Dark-Eared White (Combinação)
- Flesh-Eared White (Combinação)
- Champagne(Combinação)


Infelizmente não dá para listar todas, pois há imensas combinações possíveis com Cinnamon, mas as mais conhecidas estão nesta lista, portanto se o seu Hamster é de uma destas cores, ele terá obrigatoriamente olhos vermelhos. "



Direitos autorais : Christine Black

Habitrail, ruim ou péssimo?


Hoje venho lhes falar sobre essa HORRÍVEL e tentadora gaiola que é mais chamada de habitrail...
Essa gaiola é muito ruim porque além de ter pouquíssima circulação de ar, o odor fica preso ali dentro, causando um grande mal estar no hamster e até em nós quando vamos abrir a porta e aquele mal odor sobe e avança em nosso nariz. Eu tenho que admitir, já fui muito fã de habitrail's, porém nos meus tempos de ignorância, quando ainda não conhecia 100% dessa gaiola. Ela é muito tentadora por causa de seus tubos que podem ser montados de diferentes formas, e de acordo com que você compra mais habitrail's, você pode junta-los, formando um grande conjunto de gaiolas. Mas essa gaiola exige uma grande técnica para se lavar, pois como é super fechada, dificulta muito sua limpeza. 

Mas se você curte essa gaiola, nem tudo está perdido. Com a facilidade que há para juntar o habitrail em outras gaiolas, você pode pegar uma gaiola de grades normal, implantar a janela para ligar o tudo e pronto, já irá melhorar toda a circulação de ar e não ficará aquela coisa pesada e toda fechada tanto para nós quanto para os hamsters. 
Alguns são tão fascinados por habitrail's e por hamsters que acabam exagerando um pouco, vejam só o que alguns criadores acabam fazendo! rsrs


Então se liguem, nada de tudo fechado, pois pode acarretar muitos problemas inclusive de saúde para o seu bichinho...